sábado, 24 de novembro de 2012

O Dono da Vida



"Não tomar posse de seu plano de vida é deixar sua existência ser um acidente"
Taí uma frase que mexeu comigo. O que seria um 'plano de vida'? Uma história em que eu sou a personagem principal e desconheço quem é o autor? Um mapa que eu tenho o dever de seguir desde o nascimento até a morte? 
Não... é determinismo demais. O homem é quem escolhe os rumos que sua vida irá tomar, é ele o responsável por cada situação a qual é submetido, mesmo que não admita isso. Não consigo acreditar que cada um tem um destino ou um final predefinido. Afinal, que sentido teria viver algo que não é inédito?
Prefiro acreditar que esse plano de vida é construído aos poucos, em cada dia que vivemos, em cada pequena decisão que tomamos. Isso começa na infância, quando queremos o vestido azul, e não a blusa rosa. Na adolescência prefirimos jogar vôlei a futebol. Na medida em que crescemos, as responsabilidades aumentam. Escolhemos uma carreira, onde morar, se nos casaremos ou não. Mas o fato de tomarmos essas decisões não significa que será sempre assim. Nós podemos mudar de ideia, repensar, recomeçar!
Compreendo agora o que seria 'tomar posse de seu plano de vida'. É ver que cabe a você, e só a você, guiar seus passos, ver as alternativas disponíveis e optar por uma delas. É saber que ninguém pode pode definir o que você será daqui 30 anos porque é você quem vai viver as consequências disso, arrepender-se de não ter feito o que queria, sentir a dor profunda  de não ter realizado os próprios sonhos. Enfim, é não querer uma vida vazia, que a sua existência seja realmente um acidente.

2 comentários:

Nathália Alves disse...

Poooxaaa, curti muuuito, realmente, tem razaãao viu. :D

Mábia disse...

Gente, a frase foi retirada do livro "Quando Nietzsche Chorou", de Irvin D. Yalom.

Recomendo =]